The Historicization of the Creative Child in Education (CREAT_ED)
Seminario | Workshop

Uma das palavras-chave das chamadas “soft skills” a serem treinadas pelas crianças do século 21 é a criatividade (Martins, 2020b). A criatividade é vista como parte da natureza da criança, tornando-se uma questão de potencial a ser atualizado, ou não, pela educação. CREAT_ED busca compreender historicamente como a ideia da criança como sujeito criativo se tornou um ponto quase inquestionável na educação. Para se tornar uma meta educacional, a criatividade teve que emergir como um problema e ansiedade na educação (Martins, 2020a). A fabricação da criança criativa vem acompanhada da esperança de um futuro melhor, mas também do medo do cidadão que não se enquadra nessa categoria.

CREAT_ED parte do trabalho que temos vindo a desenvolver como crítica à instrumentalização da criatividade no campo educativo português, espelhando directivas internacionais. Este trabalho (Assis 2017, 2019; Martins 2014, 2020a, 2020b) permite-nos perceber que existem algumas linhas complexas que tornam este “presente” possível e que precisam de ser historicizadas (Popkewitz 2013) do final do século 18 até ao Pós-Segunda Guerra, desde um momento em que a imaginação e a criatividade ocupavam um lugar ambíguo nos discursos educacionais, até à sua mercantilização e homogeneização

Participa
Ingrid J. Benítez | Colectivo de Investigación en Arte y Cultura (CIAC) | Instituto de Investigación en Arte y Diseño (i2ADS)